"O uso da bicicleta como meio de transporte no âmbito urbano transcende a origem, idade e condição social das pessoas que a utilizam." Assim pensa o fotógrafo e ciclistas espanhol, José Miguel Llano, que há 27 anos se dedica a documentar as diversas formas de ciclismo, seja turístico, nas montanhas ou em centros urbanos.
Seu mais recente trabalho, "Ciclistas Urbanos", é um projeto que nasceu com o objetivo de reivindicar o uso da bicicleta como meio de transporte diário que, em sua opinião, é um estilo de vida. Através de uma coleção de 200 retratos de ciclistas, esse fotógrafo busca documentar uma face da sociedade do início do século XXI.
Conheça seu projeto a seguir.
"Gostaria de fazer um retrato seu com sua bicicleta."
Com essa frase o fotógrafo aborda os ciclistas que encontra em seu caminho - até o momento apenas em cidades espanholas - e pede que posem com suas bicicletas, registrando, assim, a heterogeneidade entre os adeptos desse meio de transporte urbano. Segundo José Miguel, sua abordagem é sempre bem recebida pelos ciclistas.
Até o momento já foram feitas 200 imagens que deverão se transformar em um registro documental da sociedade do início do século XXI, registro que tende a valorizar à medida em que novas transformações culturais e sociais ocorrerem com o passar do tempo.
A reivindicação da bicicleta nas cidades
Segundo José Miguel, a razão pela qual cada vez mais pessoas optam pela bicicleta como meio de transporte é que esse veículo leve se mostrou uma alternativa aos congestionamentos de veículos, aos problemas ambientais e, no caso de alguns país (a Espanha inclusive), à crise econômica.
Em outubro do ano passado o fotógrafo expôs 40 retratos na Plaza del Artium de Vitoria-Gasteiz, na Espanha, durante 12 dias, período em que também fotografou os ciclistas que passavam pelo local. José Miguel espera levar essa iniciativa a outros países, continuando a documentar a diversidade entre os ciclistas urbanos de outras partes do mundo.
Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.